21962
post-template-default,single,single-post,postid-21962,single-format-standard,qode-social-login-1.1.2,qode-restaurant-1.1.1,stockholm-core-1.0.8,woocommerce-no-js,select-child-theme-ver-1.1,select-theme-ver-5.1.5,ajax_fade,page_not_loaded,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Dicas para escolher o look para uma entrevista de emprego

Dicas para escolher o look para uma entrevista de emprego

Escolher o look para uma entrevista de emprego pode ser stressante. Principalmente se a nossa relação com o armário não for muito saudável. Neste artigo vou apresentar algumas dicas para escolher o look para uma entrevista de emprego de forma a que consigas estar confiante e focada na entrevista. Afinal só temos uma oportunidade para criar uma boa primeira impressão.

Dicas para escolher o look para uma entrevista de emprego

1 – É muito importante ter em conta o estilo pessoal

Se queremos estar confortáveis e confiantes é importante escolher peças que nos façam sentir mesmo bem. Menos é mais não adianta querer usar algo completamente diferente do que usamos habitualmente se depois não conseguirmos estar à vontade isso vai transparecer na nossa comunicação visual e não visual. E não, não precisam de roupa nova, de certeza que têm a peça ideal à vossa espera no armário. O pânico de não saber o que usar pode levar-nos a pensar que precisamos de ir às compras mas eu diria que na maioria dos casos isso não resolve o problema.

2 – Pesquisar sobre a empresa

Hoje em dia é relativamente simples perceber a cultura de uma empresa antes de irmos a uma entrevista. Através de uma pesquisa no site da empresa e no linkedIn vamos conseguir perceber um pouco melhor o nível de formalismo da empresa. A seleção do look não vai ser a mesma para uma empresa na área de marketing ou uma empresa de advocacia por exemplo. Caso a pesquisa na web deixe dúvidas o melhor é perguntar ao entrevistador qual o nível de formalidade da empresa. Chegar a uma entrevista e estar muito desajustado com o nível de formalismo do entrevistador, para mais ou para menos, pode causar nervosismo desnecessário.

3 – Os nossos objetivos

Antes de escolher o look é importante definirmos aquilo que queremos transmitir com a nossa imagem. Nesse sentido, é importante refletirmos sobre quais os valores que pretendemos transmitir. O nível de formalismo na escolha do look é diferente se quisermos transmitir por exemplo leveza, criatividade, rigor ou seriedade. Qual o valor principal que te define? Na imagem abaixo deixo 3 exemplos de looks com diferentes graus de formalidade.

Dicas para escolher o look para uma entrevista

4 – Maquilhagem

Esta também é uma questão muito ligada com o estilo pessoal mas à partida deve optar-se por uma maquilhagem discreta mas que dê algum destaque ao rosto. Se fizer sentido com o estilo pessoal e com a imagem a transmitir um baton pode fazer diferença.

5 – Acessórios

Num look mais neutro acessórios como um lenço estampado, um colar, um relógio podem fazer a diferença. Também na questão dos acessórios menos é mais e nunca esquecer que pretendemos um resultado harmonioso.

6 – Truques de styling

Para finalizar deixo alguns truques de styling que podem fazer a diferença e ajudar-te a sentir mais confiante.

  • Alongar a silhueta: look monocromático, calças ou saia de cintura subida
  • Diminuir volume: cores escuras
  • Aumentar volume: padrões grandes e cores claras
  • Disfarçar a barriga: uma terceira peça como colete comprido disfarça ao mesmo tempo que alonga a silhueta
  • Pinta extra: dobrar as mangas do blazer, colocar uma parte da blusa ou t-shirt por dentro das calças e o restante para fora

Dicas para escolher o look para uma entrevista de emprego

Em resumo o nosso look deve estar alinhado com o nível de formalismo da empresa não esquecendo nunca o nosso estilo pessoal. Se não estivermos confortáveis com a nossa escolha vai ser mais difícil estarmos focados e a dar o nosso melhor na conversa com o entrevistador.

Se depois destas dicas continuares com dúvidas sobre a escolha certa para a tua próxima entrevista ou para algum outro compromisso profissional fala comigo.

Acompanha-me no Instagram é lá que vou deixando diariamente looks de inspiração, dicas para simplificar a hora de vestir e para comprar de forma mais consciente.


Gostaste deste artigo? Guarda-o no Pinterest!

Dicas para escolher o look para uma entrevista de emprego

No Comments

Post a Comment